Versão para impressão
PDF

Testemunhos

Nesta página, a Saúdis pretende dar a conhecer alguns dos casos que embora complicados são nos dias de hoje exemplos de grandes evoluções e lições de vida. Apresentamos o Bruno Rodrigues, o Sr. Manuel João e o Sr. Manuel Guerreiro.

12576148 913887232022026 468552431 n

"A Clínica fez do Bruno um Tudo!

O Bruno com 24 anos teve um acidente viação a 26 de Janeiro de 2006 que o deixou em coma 2 meses e meio e quase 1 ano em estado vegetativo. Perdeu a fala, a visão, a memória e qualquer tipo de movimento do corpo. Quando saiu do coma começou a ser seguido no Hospital Garcia da Orta, como teve uma boa recuperação mandaram-no para o Hospital Curry Cabral para fazer fisioterapia intensiva. O Bruno praticamente já andava sozinho. Passado 1 mês, começou a ter uma grande regressão onde quase voltou a entrar em coma, pode ter sido relacionado com uma medicação (com o nome de Finitoína). Assinei um termo de responsabilidade ao ver o Bruno mal, levei-o para casa e fomos a caminho do Garcia da Orta, foi descoberto uma intoxicação medicamentosa, que o levou a ficar internado durante 13 dias, porque tinha 3 vezes mais o medicamento Finitoína no sangue. O Bruno está aqui na clínica há 8 anos, e quando veio para cá nem o tronco segurava. Começou a fazer os tratamentos onde foi sempre revelando grandes melhorias e grandes progressos. A Clínica é magnifica, aconselho-a a toda a gente, desde os terapeutas, aos estagiários, à Susana Santos que nos recebe da melhor forma, e à Fisioterapeuta Ana Isabel Almeida que foi muito importante na melhoria do Bruno logo no inicio dos tratamentos. Agora é seguido pela Fisioterapeuta Suse na Saúdis, e pelo Fisioterapeuta Rafael na Algodeia.

Todos os membros fizeram com que o Bruno recuperasse a maior parte da capacidade para ter uma vida independente, juntamente com a força de vontade interior."

Testemunho da Srª Maria Rosa Rodrigues, mãe de Bruno Miguel Rodrigues

 BeFunky Collageff

“Dia 26 de Dezembro de 2009, o meu marido ia a conduzir e só teve tempo de dizer "ai o meu braço...", caiu para o lado e sem qualquer historial de doença. Chamei o 112, e os médico preparam-me para que ele não sobrevivesse ao dia seguinte porque o estado era muito mau. Teve um AVC Hemorrágico e Isquémico, entrou em coma. Quando saiu do Hospital, não fala; usava fralda e estava completamente paralisado. Na altura pedi para ir para a Unidade de Cuidados Continuados, ficou em lista de espera e na fisioterapia do Hospital, foi-me dito "não há muito a fazer". Foi então que tive conhecimento da Saúdis através que uma colega. Liguei, atendeu a Susana que foi bastante prestável e se mostrou muito receptiva à situação do meu marido. Falou com a Fisioterapeuta Ana Isabel, que lhe fez uma avaliação em casa e que me deixou muito esperançada, onde disso "Não senhor, este Homem vai andar!", agarrou numa cadeira e nele, e lá foi dando uns passos do quarto até à sala. A partir dessa altura começaram os tratamentos de fisioterapia ao domicílio porque ele não se conseguia deslocar até à Clínica e eu tinha escadas. Em períodos que não tinha fisioterapia trabalhei muito em casa com ele, a fala e o desenvolvimento do cérebro com ajuda de um livro que me foi aconselhado pela Fisioterapeuta Ana Isabel. Entretanto é chamado para a Unidade de Cuidados Continuados em mora, fizeram trabalho de fisioterapia e terapia ocupacional durante 6 meses, quando acabou retomamos à Saúdis, deslocando-se ele já onde passou por uma recuperação para exercitar a marcha que lhe deu autonomia."

Hoje consegue andar sem qualquer apoio e falar na normalidade conseguindo fazer toda a sua vida diária apenas com a sua mão esquerda graças ao trabalho psicológico e terapêutico da Clínica Saúdis!

Presentemente consegui maus uma etapa importante na minha vida e na vida do meu marido, que foi conduzir! Em Março de 2016, fez 100 kms, parece pouco, mas tendo em conta que só conduz com a mão esquerda e com o pé esquerdo, é mesmo uma grande vitória! A próxima etapa é a compra de uma autocaravana para se poder deslocar até à Alemanha para ver o filho e os netos; sem tempo para chegar e sem tempo para voltar.

Quero louvar o trabalho efectuado nestes últimos anos e há-que agradecer à Fisioterapeuta Sandra todo o apoio que têm dado ao meu marido para que consiga atingir todos os objectivos!"

Testemunho da Srª Irene Paulo Garcia, mulher do Sr. Manuel João

12647852 918822634861819 547470242 n

“Tive um enfarte cerebral... Não tinha sensibilidade nem força do lado esquerdo da mão e do braço. Vim para cá há um mês e meio, e passado este tempo recuperei rapidamente e estou bem e capaz de fazer todas as actividades da vida. Pentear, cortar alimentos, abotoar camisolas...pensei que estava desgraçado da vida e passado um mês e meio consigo fazer tudo isto. A Fisioterapeuta Ana Isabel sabe bem o que faz disto! Há pessoas que nascem para ser jogador de futebol, e ela nasceu com este dom! As terapeutas são fora de série!

 

Para mim a qualidade não tem preço! Gostei e recuperei bem! A Saúde não tem preço!"

 

Testemenho do Sr. Manuel César Pires e Guerreiro