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Fev
14

Programa Pré-parto

Grávidas em Forma

A grávida necessita de realizar exercícios leves que adaptem o seu organismo às mudanças causadas pela gravidez. O programa de exercícios inclui os seguintes componentes: Aquecimento, exercícios moderados de fortalecimento muscular, exercícios com ênfase na função respiratória, exercícios moderados de alongamento, e relaxamento. Estes incidem ao nível das transformações posturais e de suporte, alterações metabólicas e funções cardio-respiratórias, trazendo benefícios para a mãe e para o bebé, entre os quais se destacam:

  • A manutenção e promoção das condições físicas e emocionais ideais para a futura mamã
  • Efeitos positivos ao nível da circulação sanguínea
  • Redução dos edemas
  • Diminuição das cãibras
  • Alívio de desconfortos intestinais, incluindo obstipação
  • Alívio das dores musculares e articulares
  • Manutenção do equilíbrio muscular e da postura
  • Fortalecimento da musculatura abdominal e pélvica
  • Facilidade na recuperação pós-parto

Ínicio: A partir do 3º mês de gestação

Frequência: 1 vez (ginásio ou piscina) ou 2 vezes (ginásio e piscina) por semana / 45m.

Preparação para o Nascimento

A preparação para o nascimento é um programa de educação para a saúde que ajuda os futuros pais a compreender as alterações que decorrem durante a gravidez, conferindo-lhes um conjunto de capacidades / estratégias que lhes permitam fazer as escolhas de saúde acertadas, como por exemplo:

  • As alterações fisiológicas e psicológicas na gravide<
  • Demonstração e prática de formas úteis de cooperação com essas alterações e seus desconfortos
  • O parto
  • O pós-parto, amamentação, cuidados com o bebé
  • Desenvolvimento do bebé, entre outros

Ínicio: Entre a 26ª e a 30ª semana de gestação

Frequência: 1 vez por semana / 90m.

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