Perguntas frequentes

O nosso cérebro é o responsável por todas as nossas funções, se o cérebro se encontra danificado, as funções específicas que controla são afectadas (equilíbrio, movimento, coordenação). Deixamos ao seu dispor um conjunto de perguntas que são colocadas mais frequentemente:

  • O que é a Fisioterapia Neurológica?: A Fisioterapia Neurológica fornece a reabilitação para indivíduos que tiveram uma lesão no sistema nervoso, que pode ter sido provocada por um acidente, um aneurisma, um AVC ou outra doença. O sistema nervoso central utiliza trajectos e programas específicos para controlar os movimentos. Quando está lesionado pode gerar problemas com o controlo do movimento, com a nossa sensação e percepção e a capacidade de pensar e agir. A fisioterapia neurológica avalia os problemas individuais de movimento e outras, e através dos objectivos de tratamento promove as capacidades funcionais e o seu potencial de recuperação.
  • Como são os Fisioterapeutas de Neurologia?: Estes Fisioterapeutas desenvolvem as suas competências no tratamento de problemas relacionados com o sistema nervoso central através de uma vasta formação, proporcionando-lhe uma melhor qualidade de vida, uma melhor força e resistência muscular, um melhor equilíbrio e uma melhor flexibilidade.
  • Quanto tempo e quantas vezes vou precisar de recorrer ao tratamento?: O período de tempo que uma pessoa precisa para recuperar depende da força de vontade e dos objectivos que pretende alcançar. A recuperação varia de utente para utente, e também da forma como o corpo e o cérebro recebem e reagem à informação e aos exercícios que recebem.
  • É necessário ser reencaminhado por um médico para realizar o tratamento?: Não é necessário, num entanto a Neurologia incentiva a comunicação aberta com o médico que é responsável pelo tratamento do utente. 
  • O que devo levar vestido para o meu primeiro dia de tratamento de Fisioterapia?: Para uma avaliação inicial, é sem útil utilizar roupas confortáveis (T-shirt, calções, camisola de alças) que possam permitir uma melhor análise e observação de acordo com o tratamento mais adequado.
  • O tratamento que me vão fazer, pode ser feito em casa ou tenho de me deslocar à Clínica?: A Saúdis oferece um serviço amplo a todas as pessoas, dependendo das necessidades de cada individuais de cada um. Temos um serviço ao domicílio, mas o utente deve estar ciente de que existe um custo extra para o tempo de deslocação.
  • Se não me puder desocar até à Clínica, a Saúdis tem Fisioterapia ao domicílio?: Com fisioterapia ao domicílio, o utente usufrui do conforto do seu lar e apoio da sua família, além de ter mais privacidade e ganhar autonomia na sua cada, o que trás mais facilidade e agilidade para a sua melhoria. Estas sessões ao domicílio permitem ao utente estabelecer metas realistas e ajudam-no a criar exercícios que possam ser realizados em casa de forma independente.
  • Como é feita avaliação e acompanhamento a cada utente?: O Fisioterapeuta irá fazer uma avaliação do caso de cada utente, com a finalidade de planear e definir junto do utente os horários de atendimento que irão ser realizados os tratamentos. Cada utente é tratado com toda atenção e com todos os cuidados necessários para uma melhor reabilitação. A Clínica Saúdis conta com equipamentos que ajudam o Fisioterapeuta a atender os seus utentes com a melhor qualidade.
  • Os Fisioterapeutas estão disponíveis aos fim-de-semana e feriados para realizarem tratamentos de fisioterapia?: Sim, a Saúdis realiza tratamentos ao fim-de-semana e feriados no horário que for mais conveniente ao utente, e quando previamente marcadas as sessões.
  • Como fazer a marcação de uma consulta?: Para fazer a marcação de uma consulta, poderá ligar para a Clínica através dos nossos contactos, ou visitar as nossas instalações.
  • Como funciona o atendimento na Clínica Saúdis?: O Fisioterapeuta da Clínica Saúdis irá avaliar qual o tratamento que deverá ser realizado para poder fazer a sua reabilitação de acordo com as suas necessidades e limitações, tendo em vista o seu bem-estar e conforto.