A Terapia da Fala é a área terapêutica onde são desenvolvidas atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana. Assim, engloba todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, como todas as formas apropriadas de comunicação não verbal.
O Terapeuta da Fala é portanto o profissional responsável pela prevenção, rastreio, avaliação, diagnóstico, tratamento, intervenção no âmbito da comunicação humana e as perturbações a ela associadas.
Os Terapeutas da Fala trabalham para aumentar a qualidade de vida dos utentes, reduzindo as deficiências das estruturas e funções corporais, as limitações da atividade, as restrições da participação e as barreiras ambientais a que possam estar sujeitos.
As áreas de intervenção englobam:
- Comunicação verbal e não verbal: estabelecer técnicas e estratégias de comunicação aumentativa incluindo a construção, seleção e orientação da escolha dos sistemas e materiais a utilizar.
- Linguagem: aspetos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos. Processamento da linguagem incluindo a compreensão e expressão nas modalidades oral, escrita, gráfica e gestual.
- Fala: articulação, fluência, consciência fonológica.
- Voz: ressonância, colocação vocal incluindo as componentes aerodinâmicas da respiração.
- Deglutição: funções relacionadas como a alimentação.
- Aspetos cognitivos da comunicação: atenção, memória, resolução de problemas e funções executivas.
- Funções sensoriais no âmbito da comunicação, da deglutição ou de outras áreas relacionadas.

